Pergunta: Quais dicas de alimentação, exercícios e remédios naturais você pode dar para quem tem ansiedade?
Exercícios físicos
Qualquer exercício é um bom exercício desde que você não exceda seus limites. Um ótimo exercício que recomendo, por se tratar de uma espécie de meditação, é a Yoga. Há aplicativos que você pode usar para fazer sozinho em casa como o Yoga Studio e o Yoga – Track Yoga
Há quem se apaixone por academia, pois o exercício físico libera substâncias de bem-estar. Se optar por musculação, procure sempre um professor ou instrutor que possa auxiliá-lo a fazer os exercícios adequados. Existem aplicativos que oferecem exercícios mistos aeróbicos e musculares para se fazer no conforto de seu lar. Muitos são pagos, mas há os que possuem programas gratuitos que já são suficientes para se exercitar. Recomendo estes: Cardio, Treino em casa para mulheres e Exercício em casa sem equipamentos (homens)
A natação é um exercício que trabalha o corpo todo e relaxa a mente pelo contato com a água. Há pessoas que se sentem completamente renovadas mentalmente após nadar por alguns minutos.
A caminhada é um bom exercício que não exige muito esforço nem investimento. Para incentivar, existem aplicativos que funcionam como jogos onde a moeda para comprar evoluções é a quantidade de passos que você dá. Um exemplo interessante e bem bonito o aplicativo Walkr
Seja qual for a sua escolha, mesmo que seja fazer alguns polichinelos dentro de casa, não deixe de mexer o corpo um pouquinho por dia. Movimentar o corpo não somente melhora a saúde corporal melhorando sua circulação, elasticidade, respiração; mas também alivia a mente liberando substâncias de bem-estar, aliviando stress e tirando o foco do pensamento negativo
Alimentação
Uma alimentação balanceada é essencial para qualquer pessoa independente de sofrer com a ansiedade ou não. Mas para quem tem ansiedade elevada, é necessário evitar os estimulantes como café, chá preto ou mate, refrigerantes, guaraná, açaí, açúcar e sal em excesso.
Faça refeições completas que contenham equilíbrio entre proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Manter a vitamina D regularizada ajuda muito, portanto, consulte seu endocrinologista e um nutricionista para manter sua alimentação equilibrada e o bem-star de seu corpo e mente.
Evite suplementos vitamínicos em excesso. O corpo deixa de absorvê-los quando já tem o suficiente para se regular. Comendo de maneira adequada, não é necessário uma reposição de vitaminas por comprimidos ou similares. O melhor é consultar um médico e fazer acompanhamento periodicamente.
Meditação
A meditação é uma prática que auxilia a manter sua mente tranquila e com o tempo te traz uma consciência maior de si mesmo permitindo que sofra menos com emoções fortes. Existem vários tipos de meditação, até mesmo a oração é uma forma de meditar. Pintar mandalas ou desenhos é um tipo de meditação. Ficar sentado quietinho prestando atenção na respiração é um tipo de meditação. Existem aplicativos que ensinam a prática da meditação e possuem sessões guiadas. Recomendo o app Lojong
Veja aqui alguns métodos de meditação.
Remédios naturais
Em relação à medicação natural, entre os mais comuns estão a passiflora, a base de maracujá e a valeriana uma planta com características calmantes. Você encontra em qualquer farmácia e não é necessário ter receita médica para comprar.
Há os remédios chamados antroposóficos, que auxiliam seu corpo a combater os males que o afligem. Eles não precisam de receita médica e são naturais. Você pode encontrar aqui os da marca Weleda. Mesmo que decida por tentar esses remédios, sempre busque a orientação de um médico.
Outra alternativa disponível são os florais de Bach. São bem suaves e fórmulas prontas para ansiedade podem ser encontradas em farmácias de manipulação. O medicamento “Rescue” é bem conhecido por acalmar e aliviar mal-estar rapidamente.
Se o seu caso de ansiedade for mais grave, você pode precisar dos remédios mais fortes alopáticos.
Em todo o caso, sempre consulte um médico. Ele pode receitar um remédio fitoterápico (natural) mais adequado ao seu quadro se não for necessário um remédio mais forte. Também, preste sempre atenção em como utilizar os medicamentos adequadamente.
Texto por: Amarilis Schneider
crédito da imagem de capa : schantalao em http://freepik.com